Chamada para apresentação de trabalhos

II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura
15 a 17 de outubro de 2014

O que é:
O II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, a se realizar no período de 15 a 17 de outubro de 2014, numa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT / UFF), o Setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), e o Observatório de Economia Criativa do RJ (OBEC-RJ) dá continuidade ao que ocorreu em São Paulo (USP-Leste) em setembro de 2013. Estes encontros buscam reunir pesquisadores de todo país para debater e articular o campo da pesquisa em cultura no Brasil. O objetivo é reunir pesquisadores que investigam a área da cultura, dentro e fora da universidade e que estão dispersos no território nacional, nas diferentes disciplinas e em diferentes contextos sociais. Com o encontro, esperamos fomentar o diálogo entre campos, instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração.

Público-alvo:
O encontro está aberto a todos os que fazem pesquisa sobre cultura, dentro e fora das universidades. Ele reunirá pesquisadores acadêmicos de todos os níveis, agentes culturais e gestores públicos que desenvolvam investigações no campo da cultura.

Locais:
A palestra de abertura do Encontro acontecerá na Fundação Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro/RJ), e os dois dias seguintes acontecerão no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ), conforme os endereços abaixo:
Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro
IACS-UFF – Rua Lara Vilela, 126 – São Domingos - Niterói

Datas:
CALENDÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTA PARA AS SESSÕES COORDENADAS:
Maio - Chamada pública para sessões coordenadas
01/junho a 15/julho – encaminhamento das propostas para as sessões, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , tendo como assunto: “Submissão de trabalho GT nº”
Deverão ser encaminhados dois arquivos em separado:
1. Ficha de submissão de artigo com os dados pessoais e do trabalho;
2. Artigo propriamente dito, conforme especificações a seguir, sem identificação de autoria.
11/agosto – divulgação dos trabalhos selecionados

Os trabalhos deverão ser submetidos de acordo com os grupos de trabalho a seguir:
1. Espaços e prática culturais
2. Teorias da cultura
3. Cultura e territórios
4. Cultura e juventude
5. Cultura e identidade
6. Cultura e relações internacionais
7. Políticas culturais
8. Financiamento e sustentabilidade da cultura
9. Economias da cultura
10. Linguagens artísticas
11. Cultura e educação
12. Diversidade cultural
13. Cultura e desenvolvimento
14. Gestão e instituições
15. Mediações
16. Manifestações culturais tradicionais
17. Patrimônio Cultural
18. Cultura e comunicação
19. Cultura e religião
20. Economia criativa
21. Programa Cultura Viva: reflexões e avaliações (NOVO)
22. Cultura e Saúde (NOVO)

Organização do encontro:
O encontro contará com uma conferência de abertura, mesas redondas, rodas de pesquisadores, sessões coordenadas de apresentação de trabalhos, e plenária final. Este chamado dirige-se aos que têm interesse em apresentar suas pesquisas nas sessões coordenadas.

Submissão de trabalho:
Todas as apresentações de trabalho terão duração de no máximo 20 minutos.

Os trabalhos devem ter de 5 a 12 páginas, seguir os padrões ABNT e incluir resumo de até 6 linhas, 3 a 5 palavras-chave e referências bibliográficas. Deverão ser submetidos segundo as indicações a seguir: margens de 2,5 cm em todos os quatro lados, fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre linhas. Rodapés e cotações longas (com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda) em fonte Arial 10 e espaço simples. Os artigos não devem conter a identificação do autor ou autores, que ficarão vinculados a partir de formulário complementar que deverá ser encaminhado separadamente.

Os trabalhos serão avaliados por pares com duplo-cego (tanto a identificação dos pareceristas quanto dos autores é mantida em sigilo) e a avaliação será coordenada por comissão de avaliação.

A submissão de trabalhos será feita mediante preenchimento de ficha de submissão e envio do artigo em formato doc (documento do Word). O arquivo deve ser nomeado com as três primeiras palavras do título, sem acentos ou cedilhas, separadas por hífen. Por exemplo, para o artigo de título “Dimensões da cultura e políticas públicas”, o nome do arquivo deve ser: dimensoes-da-cultura.doc

Não serão aceitos trabalhos que sejam apenas obras criativas ou artísticas, independentemente do valor estético ou cultural.

Não serão aceitos trabalhos que sejam puramente descritivos e não contenham elementos de reflexão ou investigação, e não devem se restringir à simples apresentação de projetos de pesquisa.